Prevenção de doenças de pele: 4 dicas de como fazer

Quando o assunto é saúde da pele, a maioria das pessoas sabe apenas que é importante evitar exposição excessiva ao sol e aplicar protetor solar regularmente. Porém, inúmeros problemas que podem prejudicar a pele e o organismo como um todo necessitam de cuidados adicionais para prevenir o desenvolvimento deles.

Alguns exemplos de tais problemas são: dermatite, melasma, psoríase, eczema e escabiose (uma espécie de sarna contagiosa). Por isso, se você ainda não tem uma rotina de cuidados básicos com a sua pele ou fazê-los de maneira contínua, confira as dicas a seguir!

Líquidos e betacaroteno

Como ocorre com o organismo, a saúde da pele também se relaciona com a dieta de cada pessoa. O primeiro passo para garantir a saúde de sua pele é ingerir líquidos abundantemente para evitar desidratação. O melhor é ingerir até 2 litros de água por dia, além de sucos naturais de fruta.

Alguns alimentos recomendados para manter a saúde da pele são cenoura, beterraba, abóbora e maçã – ricos em betacaroteno. Além de prevenir o surgimento de doenças, eles ajudam a deixar a pele com um aspecto mais  saudável e bonito.

Higienização e hidratação

A rotina de skincare não se resume a aplicar cremes e séruns caros. Mas começa antes de tudo em manter a pele bem higienizada e hidratada. A pele do rosto deve ser limpa duas vezes ao dia: logo ao acordar e ao retornar para casa após o trabalho (já que, nesse momento, a pele costuma conter impurezas acumuladas ao longo do dia).

Para higienizar bem a pele, utilize água abundante e sabonetes antissépticos. Estes são fundamentais para remover microorganismos, como bactérias, sobretudo em regiões como axilas, pés e região íntima. Nessas regiões, a maior umidade favorece a reprodução de tais organismos. 

Ao final do banho, é importante aplicar um creme hidratante fluido, principalmente em regiões com pele mais seca como joelhos, cotovelos, calcanhares e mãos. Por fim, manter os pés bem ventilados com calçados abertos também reduz os riscos de problemas de pele nessa região. E não compartilhe toalhas de banho, já que algumas doenças podem ser transmitidas através desse processo.

Publicidade

Mais Notícias