O que é o cansaço ocular, problema comum entre trabalhadores home office

O trabalho remoto tornou-se mais popular durante a pandemia do Covid-19 em inúmeras profissões. Muita gente precisou reaprender como trabalhar sem precisar se deslocar até o escritório da empresa. 

Se, por um lado, o trabalho remoto (ou home office) poupa trabalhadores de precisarem se deslocar até a sede da empresa, por outro, ele também traz desafios, como a intensa exposição às telas. Nesse contexto, problemas de saúde como o cansaço ocular se tornam mais frequentes. Você sabe o que é isso? Confira todos os detalhes a seguir!

O que é cansaço ocular

Popularmente conhecido como “vista cansada”, este problema de saúde se trata do cansaço que afeta os olhos enquanto uma pessoa lê. Alguns dos principais sinais deste problema são: redução da nitidez ao olhar para objetos, dor de cabeça, ardor e inchaço nos olhos, visão dupla e maior sensibilidade à luz. Também é possível haver mudanças na acuidade visual, dificuldades de se concentrar e dor no pescoço, costas e ombros. 

Causas

O cansaço ocular pode ser causado por diferentes razões. Uma delas é a ocorrência de problema nos olhos, desde como presbiopia até miopia e astigmatismo mais forte, entre outros exemplos.

Outra causa comum e diretamente relacionada ao home office é o esforço excessivo feito pelo aparelho ocular durante atividades como leituras e estudos. Se essas tarefas são realizadas à noite, esse problema pode se intensificar ainda mais. 

Se leituras e estudos são intermediados por uma tela, pode haver o desenvolvimento  da “síndrome da visão do computador”, que afeta de 50% a 90% dos trabalhadores que utilizam dispositivos eletrônicos regularmente.

O que fazer

Primeiramente, ao suspeitar que há sintomas de cansaço ocular, é importante procurar um oculista e verificar qual é de fato o problema. Além disso, alguns hábitos podem te ajudar a manter a saúde dos seus olhos.

Um deles é realizar pausas regularmente durante a sua jornada de trabalho, a fim de descansar os olhos por alguns minutos. Pestanejar mais regularmente umedece os olhos, ajudando a manter a qualidade da sua visão.

Outra dica importante é evitar a iluminação excessivamente brilhante de dispositivos eletrônicos, desde notebooks e smartphones. O recomendado é deixar o aparelho com metade do brilho máximo.

Publicidade

Mais Notícias