A água é o líquido mais importante para manter a saúde do organismo. Essa bebida é responsável por manter a hidratação do organismo, levar nutrientes até as células e ajudar o corpo a eliminar substâncias tóxicas através da urina e do suor.
A água tônica é feita por 3 ingredientes: soda, açúcar e quinina (substância extraída de uma árvore amazônica). Mas pouca gente sabe os benefícios que ela tem sobre a saúde. Confira três deles a seguir!
Melhor digestão
A água tônica melhora o processo de digestão. Isso ocorre porque a quinina estimula a produção de saliva, que é essencial para a digestão. A quinina possui um sabor levemente amargo que confere o sabor característico da água tônica.
Além disso, a água tônica facilita a ação de glândulas gástricas. Na prática, isso gera enorme alívio quando há náuseas, queimação e outros incômodos que podem afetar o estômago.
Cicatrizante e desintoxicante
A quinina também atua como antioxidante no organismo, já que retarda o envelhecimento celular e favorece a cicatrização. A quinina ainda diminui a acne, melhora a circulação sanguínea e a saúde do cabelo, além de potencializar processos anti-inflamatórios.
Outro benefício da água tônica é a sua capacidade de levar substâncias tóxicas para fora do seu corpo e eliminar substâncias como conservantes e corantes. Essa bebida costuma ser mais consumida no verão, já que proporciona a sensação de refrescância e leveza.
Porém, como qualquer outra bebida, deve ser consumida com moderação. Algumas pessoas não devem consumir água tônica. Tais como crianças pequenas, gestantes e lactantes e pacientes com diabetes (já que esta bebida pode conter açúcar entre seus ingredientes).