As cólicas menstruais são um dos sinais mais clássicos de que esse período chegou (ou vai chegar em breve). Elas são produzidas a partir da liberação da prostaglandina.
Essa substância promove as contrações do útero — importantes para eliminar a parede desta área em forma de sangue quando a gravidez não ocorre. Por isso, se você sofre com cólicas menstruais todo mês, veja 3 dicas para pôr fim a elas!
Alimentação
A alimentação é fundamental para a saude. E também ajuda a reduzir as cólicas. Nesse sentido, é importante evitar alimentos gordurosos e/ou ricos em sódio, já que eles aumentam a sensação de inchaço.
Além disso, é importante ingerir aqueles ricos em cálcio. Sem esse mineral, as células musculares podem ficar ainda mais excitadas, o que aumenta as cólicas. Alimentos ricos em ácidos graxos, como amêndoas, azeite de oliva extravirgem e linhaça, também ajuda. Tais ácidos são anti inflamatorios, logo reduzem dores.
Frutas vermelhas como mirtilo, maçã, morango e framboesa também devem fazer parte da sua sorte, já que elas possuem flavonóides (cuja ação também é diminuir dores). Quem gosta de chás, pode apostar neles para reduzir cólicas, especialmente aqueles feito das ervas erva doce, hortelã e lavanda.
Bolsa térmica
Toda mulher já ouviu pelo menos uma vez na vida que colocar uma bolsa térmica com água quente reduz cólicas menstruais. E a dica tem a sua verdade
O calor dilata os vasos sanguíneos e intensifica o fluxo sanguíneo, o que inibe os efeitos das prostaglandinas e ativa endorfinas (substâncias que reduzem as dores). Além da bolsa térmica, é possível tomar um banho de assento quente com cavalos ou chá de aroeira, por 15 minutos.
Atividades físicas
Praticar atividade física pode doar impossível para alguém com cólica menstrual. Mas ela é uma ótima aliada para reduzir dores. Isso acontece porque atividades físicas liberam endorfina, promovendo a sensação de bem-estar físico e psíquico.
O mínimo recomendado são 150 minutos por semana. Os melhores exercicios indicados para quem tem cólica menstrual são ioga, alongamento e caminhada. Natação e ciclismo também podem ser ótimos aliados!
Vale lembrar que descansar bem é igualmente fundamental. Durante a menstruação, pode se sentir mais cansaço. Sem repouso adequado, o organismo sente ainda mais estresse, o que aumenta as cólicas.